segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Série: Outubro Rosa - Tipos de Tratamento






Olá meninas!



O tipo de tratamento indicado para mulheres com câncer de mama depende de alguns fatores, tais como o estágio do tumor, o estado de saúde da mulher, a presença de receptores de hormônios e HER2,entre outros. Veja abaixo alguns exemplos:

Radioterapia: Tratamento que consiste em emissão de radiação sobre a mama destruindo as células cancerígenas.

Quimioterapia: São utilizados medicamentos de aplicação intravenosa, que matam as células cancerígenas. Este tratamento possui efeitos colaterais como enjôo e queda de cabelo. Os sintomas podem variar muito de pessoa para pessoa e, nos últimos anos, com os avanços da medicina, a quimioterapia vem se tornando bem menos agressiva, diminuindo a incidência dos efeitos colaterais.

Cirurgia: Retirada de parte da mama (setorectomia ou cirurgia conservadora) ou retirada da totalidade da mama (mastectomia radical). Normalmente quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores as chances de ser realizada a mastectomia conservadora.

Hormonioterapia: São utilizados medicamentos com o intuito de inibir a atividade de hormônios que tenham influência no crescimento do tumor. É indicada somente nos casos em que o tumor for positivo para receptores hormonais.

Terapia Molecular: Tratamento específico para tumores HER2 positivos.


Você sabe do seu direito como mulher?


Lei 11664/08 | Lei nº 11.664, de 29 de abril de 2008


Dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS. 
 
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 

Art. 1o As ações de saúde previstas no inciso II do caput do art. 7o da Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, relativas à prevenção, detecção, tratamento e controle dos cânceres do colo uterino e de mama são asseguradas, em todo o território nacional, nos termos desta Lei. 

Art. 2o O Sistema Único de Saúde - SUS, por meio dos seus serviços, próprios, conveniados ou contratados, deve assegurar: 

I - a assistência integral à saúde da mulher, incluindo amplo trabalho informativo e educativo sobre a prevenção, a detecção, o tratamento e controle, ou seguimento pós-tratamento, das doenças a que se refere o art. 1o desta Lei; 

II - a realização de exame citopatológico do colo uterino a todas as mulheres que já tenham iniciado sua vida sexual, independentemente da idade; 

III - a realização de exame mamográfico a todas as mulheres a partir dos 40 (quarenta) anos de idade; 

IV - o encaminhamento a serviços de maior complexidade das mulheres cujos exames citopatológicos ou mamográficos ou cuja observação clínica indicarem a necessidade de complementação diagnóstica, tratamento e seguimento pós-tratamento que não puderem ser realizados na unidade que prestou o atendimento; 

V - os subseqüentes exames citopatológicos do colo uterino e mamográficos, segundo a periodicidade que o órgão federal responsável pela efetivação das ações citadas nesta Lei deve instituir. 

Parágrafo único. Os exames citopatológicos do colo uterino e mamográficos poderão ser complementados ou substituídos por outros quando o órgão citado no inciso V do caput deste artigo assim o determinar. 

Art. 3o Esta Lei entra em vigor após decorrido 1 (um) ano de sua publicação. 

Brasília, 29 de abril de 2008; 187o da Independência e 120o da República. 

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA 

Você pode também acessar esse site, e saber mais leis e direitos!

Bom meninas, nossa série especial Outubro Rosa fica por aqui! Espero que vocês tenham gostado e se informado melhor a respeito do assunto. Não sou nenhuma especialista no assunto, apenas quis dividir com vocês um pouco de informação. E não esqueça: Toque-se, previna-se, cuide de sua saúde!

Se você perdeu nossa série, veja os links abaixo:





 

 

 





2 comentários:

  1. Oi, Flor!
    Primeira vez aqui e adorei o conteúdo do seu blog!
    Importantíssimo, e informativo este post.
    Fiquei internada por causa de endometriose, e tive muitas complicações, vi a devastação que o Câncer de Mama, e o uterino faz na vida não só da mulher como da família toda. Felizmente, vitórias, muitas vitórias...O Cancer hj não significa 'sentença de morte' como há anos atrás, então prevenção é a melhor arma e quanto mais cedo detectado, meis rápido vem a cura! E com Deus no controle sempre!!!
    Seguindo seu blog flor!
    Desejo a vc uma semana abençoada e produtiva, querida!
    Tem post novo, se puder venha conferir!
    http://ale-dreams.net/resenha-smartshot-detox-da-smartlife/
    @ale_rms
    Alê Ramos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwnn Ale! Muito feliz com a sua participação no blog! Seja muito bem-vinda! ; )
      Obrigada por compartilhar sua história! Com certeza, o câncer, quanto mais cedo for detectado,aumenta e muito as chances de cura! Tenho exemplo vivo disso, minha maezinha, há um ano atrás foi diagnosticada com câncer de mama e Graças a Deus, ela descobriu cedo, pq sempre se cuidou e sempre se autoexaminou e hoje para a Glória de Deus ela está completamente curada! Como vc mesmo disse, Deus está no controle sempre!

      Uma ótima semana querida! Deus te abençõe grandemente!

      Um super beijo!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário,suas dúvidas ou críticas construtivas.

AVISO:

Os comentários deste blog são moderados, portanto comentários maldosos e/ou ofensivos serão simplesmente ignorados e deletados!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...