terça-feira, 6 de novembro de 2012

Papo Saúde: Avaliação física é realmente necessária antes de começar uma atividade?


Olá meninas? Tudo bem?

Hoje estamos começando mais um quadro novo aqui no blog! #todascomemora É o Papo Saúde! Aqui nesse espaço, vamos falar de alimentação, atividade física, saúde, bem-estar, ou seja, tudo que envolva esse universo da saúde!

E pra começar, o nosso primeiro papo hoje é sobre a necessidade de avaliação física antes de se começar qualquer atividade. 

Há mais ou menos um mês atrás eu comecei a fazer academia. Já estava sedentária por volta de 3 anos. (Minha última atividade física foi hidroginástica, que fiz por volta de 01 ano!) Minha alimentação não é boa, trabalho sentada o dia todo e quando chegava em casa já ia correndo para o computador...resumindo: Se eu não estava sentada eu estava deitada! Aff, abafa! rsrsrs

Fiz tratamento para hipertireoidismo, e sempre que ia no consultório do endócrino era a mesma cobrança: Realiza qual atividade física? Levantamento de copo e garfo, serve?! Oi??

Enfim, sempre que procurava uma academia, eles sempre pediam um atestado de um médico cardiologista para começar as atividades. Lembro que com a  hidroginástica não foi diferente! Mas nessa academia em questão não! Eles me disseram que realizariam uma avaliação física antes de começar meu treino! Fiquei espantada e até com receio! Como assim eles não pedem atestado de um cardiologista? E se eu tenho algum problema cardíaco??? Imaginei que iriam medir minha pressão e meu peso e logo diriam que eu estaria apta para treinar! Afinal, o que interessa é que eu pague! 
Mas para minha surpresa não! Fiz uma avaliação, que na minha opinião é muito mais completa do que um simples atestado médico. 

Minha avaliação foi a seguinte:

Primeiramente a médica fez uma entrevista, perguntando sobre meu histórico familiar e meu dia-a-dia, mediu meu peso, altura e minha pressão arterial;
Depois tirei algumas fotos (frente, lado e costas) para examinar minha postura;
Logo mais ela mediu minhas gordurinhas com aquele aparelhinho que parece uma pinça grande (adipômetro);
Em seguida, fiz um alongamento e depois uma série de abdominais, por cerca de 01 minuto sem parar;
E pra terminar umas pedaladas (que não acabavam nunca) na ergométrica, com monitoramento cardíaco.


Pesquisando, descobri o motivo de cada etapa da minha avaliação:

Composição corporal Beliscar as dobras de gordura na barriga, cintura e braços com o adipômetro serve para medir a porcentagem de gordura e músculos que compõem o peso como aparece na balança. Com base nos resultados, o profissional consegue avaliar a força muscular do aluno e planejar o treinamento de olho no objetivo individual - diminuir gordura ou aumentar massa muscular, por exemplo. 

Postura Checar o alinhamento das costas e a existência de desvios posturais é importante na hora de prescrever o tipo, o volume e a intensidade do exercício a fim de evitar dores e lesões, além de trabalhar para corrigir a postura.  

Flexibilidade É essencial para avaliar a capacidade de alongamento e se há algum músculo com encurtamento. Sabendo disso, é possível prescrever o tipo de exercício e carga ideal para melhorar o alongamento ou evitar esforço exagerado, que levaria a lesão em músculos, tendões e cartilagem.

Teste ergométrico O objetivo é avaliar o consumo máximo de oxigênio e monitorar como o corpo se comporta em diferentes graus de esforço correndo na esteira ou pedalando por um determinado período. Daí, o professor pode indicar seu potencial de treinamento. O resultado ajuda a identificar patologias cardíacas que podem até levar a infarto em atividade de alta intensidade. 

Fonte: BoaForma


Daí, pude perceber o quão completa foi minha avaliação! Entenderam por que é necessária a avaliação física?  



Gostaram do novo quadro do blog? Contem nos comentários!





 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário,suas dúvidas ou críticas construtivas.

AVISO:

Os comentários deste blog são moderados, portanto comentários maldosos e/ou ofensivos serão simplesmente ignorados e deletados!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...