quinta-feira, 28 de março de 2013

Papo Saúde: Vitamina A




Imagem: Google


Olá meninas! Tudo bem com vocês?
Hoje no nosso Papo Saúde vou começar uma série de posts sobre os tipos de vitaminas e em quais alimentos podemos encontrar.
Você deve estar se perguntando: Mas você vai parar de postar sobre exercícios? A resposta é: Nananinanão! Vou intercalando os tipos de posts para não ficar cansativo ok?!

E hoje, vamos começar pela Vitamina A!

Você sabe para que serve? Quais os benefícios e onde podemos encontrar? Vem aprender comigo!


VITAMINA A

Talvez esta seja uma das vitaminas mais importantes!
Ela age como antioxidante, ou seja, combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento. Seu nome científico é Retinol ou Axeroftol e a nossa recomendação diária é de 1mg.

Como o próprio nome diz, tem uma importante função para a retina, principalmente para a visão noturna. Além de tudo ajuda no reforço do sistema imunológico e na formação de ossos, pele, cabelo e unhas.

A deficiência de vitamina A no organismo pode ser causada por:

  • Falta de amamentação ou desmame precoce: o leite materno é rico em vitamina A e é o alimento ideal para crianças até dois anos de idade.
  • Consumo insuficiente de alimentos ricos em vitamina A.
  • Consumo insuficiente de alimentos que contêm gordura: o organismo humano necessita de uma quantidade de gordura proveniente dos alimentos para manter diversas funções essenciais ao seu bom funcionamento. Uma delas é permitir a absorção de algumas vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K).
  • Infecções frequentes: as infecções que acometem as crianças levam a uma diminuição do apetite: a criança passa a ingerir menos alimentos podendo surgir uma deficiência de Vitamina A. Além disso, a infecção faz com que as necessidades orgânicas de vitamina A sejam mais altas, levando a redução dos estoques no organismo e desencadeando ou agravando o estado nutricional.

Os alimentos ricos em Vitamina A são:

Abacate, acelga, abóbora, batata doce, caju, cenoura, couve, escarola, espinafre, folha de brócolis, fígado, gema de ovos, leite, manteiga, mamão, manga, melão, óleo de fígado de bacalhau, pêssego, queijos gordurosos, sardinha e tomate.

Mas devemos ter muito cuidado com o excesso da vitamina A...

A ingestão exagerada pode causar:

Pele seca, áspera e descamativa, fissuras nos lábios, ceratose folicular, dores ósseas e articulares, dores de cabeça, tonturas e náuseas, queda de cabelos, cãimbras, lesões hepáticas e paradas do crescimento. Podem surgir também falta de apetite, edema, cansaço, irritabilidade e sangramentos. Aumento do baço e fígado, alterações de provas de função hepática, redução dos níveis de colesterol e HDL colesterol também podem ocorrer. Grande cuidado deve ser dado a produtos que contenham o ácido retinóico usado no tratamento da acne.

Fonte

 E ai meninas!? Gostaram do post de hoje? Curtem posts informativos assim? Deixem opiniões nos comentários!






3 comentários:

  1. Oi,lindo blog estou te seguindo. bjsss
    http://hellomulheres.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Hello Mulheres!

      Seja muito bem-vinda!

      Volte mais vezes!

      Bjinhos!

      Excluir
  2. Que bom que gostou do blog Cléo!

    Seja muito bem-vinda!

    Volte mais vezes! ; )

    Bjinhos!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário,suas dúvidas ou críticas construtivas.

AVISO:

Os comentários deste blog são moderados, portanto comentários maldosos e/ou ofensivos serão simplesmente ignorados e deletados!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...